
História
Cuba foi primeiramente avistada em 1492, por Cristóvão Colombo. Os espanhóis estavam determinados a colonizar a ilha e a trazer os seus recursos naturais, bem como os seus habitantes sob o controlo da coroa.
Havana, conhecida na época por Villa de San Cristóbal de la Habana, apenas se encontrou na sua localização atual, junto ao porto de Carena, em 1520, ano oficial da sua fundação e tornou-se capital em 1607.
Depois de duas guerras lideradas pelo 'apóstolo'cubano José Martí, junto com heróis nacionais Antonio Maceo e Máximo Gómez, Cuba ganhou a independência da Espanha em 1898.
Os EUA entraram no campo de batalha mais tarde e assumiram o crédito pela vitória comandando a política e a indústria cubanas até à revolução de 1959.
Em 1952, o ditador Fulgencio Batista realizou um golpe militar, governando através da violência e do medo.
Um pequeno grupo de guerrilheiros, sob a liderança de Fidel Castro, Che Guevara e Camilo Cienfuegos, derrubou Batista em 1959, provocando uma emigração maciça das classes média e alta.
Em 1961, Kennedy despachou uma força mercenária treinada pela CIA para derrubar Castro, no entanto as suas forças sofreram uma derrota retumbante.
Cuba declarou-se socialista e os EUA impuseram um bloqueio total do comércio. Somente nos dias de hoje há sinais de que essas restrições sejam soltas.